Sim, homens também fazem Pole Dance e têm invadido cada vez mais as academias, estúdios e competições do Brasil e do mundo, com o pole dance masculino.
Muito além de uma prática artística, o Pole é uma modalidade completa que trabalha força, coordenação e expressão corporal. E não há gênero que limite quem pode subir em uma barra de Pole Dance!
Saiba um pouco mais sobre a presença dos homens no Pole Dance:
A origem do Pole Dance masculino
Embora o Pole Dance tenha se originado e se popularizado com mulheres, com o tempo a dança foi se misturando com influências do circo e das acrobacias até se tornar o que conhecemos hoje: uma modalidade diversa, técnica e cheia de possibilidades para todos os corpos.
Não à toa, atualmente a modalidade se divide em tantas vertentes, indo do Pole Classique/Sensual ao Pole Sport!
E o Pole Masculino tem crescido cada vez mais justamente porque a modalidade valoriza a diversidade de estilos: há quem explore o lado acrobático, quem prefira o artístico ou sensual, e quem busque apenas uma nova forma de treino funcional, assim como no Pole Feminino.
Referências de homens no Pole Dance
Muitos homens do Pole Dance tiveram seu início no circo, na dança ou, ainda, na calistenia. Vamos conhecer algum deles? A começar pelos brasileiros, claro!

Um dos veteranos do Pole Artístico no Brasil, Carlos França levou o nome do país para o mundo quando a modalidade ainda nem era popular. O artista nasceu na periferia e ganhou o mundo com sua arte no pole e no mastro circense! Ele também é o parceiro mais antigo da Gaia, sendo responsável por testar os equipamentos antes dos lançamentos oficiais.
Imagem: Carlos em sua última visita à fábrica da Gaia Pole.
Atual campeão mundial de Pole Sport e de Aerial Pole, Diover começou na modalidade há cerca de 8 anos, sem nenhuma experiência anterior em dança ou atividades similares. Hoje ele sobe nos pódios dos maiores campeonatos e, além do Pole Sport, pratica o pole coreográfico e modalidades circenses.

Grande referência no estilo Old School, Renas também é circense, coreógrafo, artista visual e professor.
Com seu estilo único, Renas esteve por trás das primeiras capacitações de Pole Exotic em São Paulo, formando diversas outras referências que hoje brilham no cenário brasileiro.
Atual campeão masculino do Exotic Generation Brasil, Lucena também levou o prêmio “Overall Profissional”, premiação máxima do campeonato. Lucena pratica Pole desde 2019 e apenas em 2022 decidiu largar a carreira no mundo corporativo e se profissionalizar com o Pole.
Outra referência brasileira de Pole Masculino, Gui Ambrosio também é acrobata e dançarino. O multiartista já viajou o mundo levando a sua arte e surpreende por sua técnica impecável e performances com figurinos incríveis.
Agora, vamos trazer alguns artistas internacionais:
O ucraniano é dançarino de Pole Dance e trapezista profissional.
Famoso por suas performances no Flying Pole, o famoso mastro emborrachado pendular, ele soma fãs em todo o mundo.
Artista renomado na indústria circense e do entretenimento. Ao lado de Sergiy Mishchurenko, Vlad representou a Ucrânia no Festival Mondial du Cirque de Demain, um dos mais importantes festivais de circo contemporâneo.
Acrobata, dançarino e artista circense espanhol, ele começou a treinar ginástica aos 13 anos. Saulo já se apresentou com o Cirque du Soleil e ficou conhecido após sua participação no programa Britain’s Got Talent de 2016. Atualmente ele trabalha para o Cirque du Soleil, com quem está em turnê, e também se tornou treinador.
Um dos talentos masculinos mais jovens, Albert tem apenas 18 anos e já é referência na modalidade Flying Pole (ou Pole Aéreo). Ele já se consagrou 10 vezes campeão mundial de Pole e este ano ficou mundialmente famoso após chegar à semifinal do programa Britain’s Got Talent e receber elogio de todos os jurados.
Campeão mundial de Pole Dance, o russo foi um dos pioneiros no seu país e representou com sucesso a Rússia em competições internacionais. Atualmente ele se dedica aos seus treinos e às master class que ministra por todo o mundo, incluindo os seus famosos “Pole Camp”.
O Pole Dance masculino é mais do que uma tendência: é a celebração da força, da expressão e da igualdade dentro da arte do movimento.
Independentemente da vertente, o Pole reforça algo que está no DNA da Gaia Pole: liberdade de movimento, segurança e performance com precisão.
Com equipamentos projetados para todos os níveis e corpos, a marca apoia a inclusão no esporte. Afinal, o pole é para todos!
