A dança no pole dance é uma forma de arte que combina fluidez, flexibilidade e muita consciência corporal.
Mas não se engane ou sabote pensando que você precisa ter tudo isso para começar. Pelo contrário: essas qualidades são adquiridas no processo.
Pode parecer desafiador e complexo para quem está começando, mas, com prática e dedicação, é possível dominar essa modalidade e aproveitar todos os seus benefícios.
Se você é um praticante iniciante ou aspirante a praticante de pole dance, entender e dominar os movimentos iniciais é o primeiro passo!
Vamos lá?
Principais movimentos para dominar a dança no pole dance
Confira abaixo uma lista dos principais movimentos do pole dance para você dominar:
Fireman/bombeiro
O fireman, ou bombeiro, é um dos primeiros movimentos que se aprende nas aulas de pole dance. Como o próprio nome sugere, ele imita o modo como os bombeiros deslizam pelo poste.
O fireman é um giro básico em torno do pole que ajuda o praticante a se familiarizar com o movimento circular. Ele é bastante eficaz para desenvolver coordenação motora, já que exige usar força nos braços e, ao mesmo tempo, travar a região dos joelhos no pole.
Dicas para dominar o fireman
Comece pela estática: comece praticando o fireman no modo estático e, só depois, passe para o modo giratório.
Controle da velocidade: utilize a força dos braços e pernas para controlar a velocidade do giro.
Postura: mantenha os ombros para baixo e o peito aberto.
Pratique a posição das pernas: certifique-se de que as pernas estão bem posicionadas ao redor da barra. Para isso, pratique enquanto está no chão para se familiarizar com o movimento.
Inversão
A inversão, também conhecida como posição invertida, é a base para muitos movimentos no pole dance. Por isso, dominá-la significa um passo rumo ao modo intermediário.
A inversão envolve virar o corpo de cabeça para baixo enquanto se segura na barra. A partir dele, segue-se grande parte dos movimentos executados na posição de cabeça para baixo.
Dicas para dominar a inversão
Fortalecimento muscular: realize exercícios que fortalecem o core, braços e ombros.
Um passo de cada vez: após inverter, ajuste as pernas e o corpo para manter o equilíbrio. Use o espelho para ajudar!
Evite chutar ou pular: é comum que, no início, os praticantes pulem ou usem impulso para chutar a perna e inverter. Mas isso pode viciar seu corpo a entrar de modo errado, e mais tarde será muito mais difícil “limpar” o movimento. Lembre-se que, se intuito é um dia inverter do alto, de lá não é possível empurrar o chão.
Tanguero
O tanguero, ou compasso, é um movimento dinâmico que envolve a rotação controlada do corpo em torno da barra de pole dance, criando um efeito visual que lembra os passos da dança de tango.
Ele é conhecido por sua fluidez e pela maneira como enfatiza a linha do corpo durante a sua execução. Depois do tanguero, é possível retornar à posição inicial ou transitar para outro movimento e continuar a dança.
Esse movimento é passado logo nas primeiras aulas, para a praticante ganhar consciência corporal e também aprender alguns termos do pole, como “perna/mão de dentro” e “perna/mão de fora”.
Dicas para aperfeiçoar o tanguero
Flexibilidade nas pernas: trabalhe na flexibilidade dos músculos das pernas para conseguir uma extensão mais bonita e fluida.
Pratique o controle: inicialmente, pratique o movimento devagar para entender a mecânica e ganhar confiança.
Use a mão de fora a seu favor: durante o giro, use o braço solto para ajudar no impulso correto.
Volte para onde saiu: pense sempre na dinâmica de terminar com seu pé de fora exatamente onde iniciou seu pé de dentro. Se ajudar, faça uma pequena marcação no chão.
Pole sit
O pole sit é um movimento essencial que proporciona uma base para muitos outros moves e transições do pole dance.
Ele envolve sentar na barra usando a força das pernas para se manter na posição e serve como base para outros movimentos.
Com o pole sit, a praticante começa a entender o equilíbrio entre as partes do corpo e, também, a ter contato com a importância da “trava de virilha”. Não à toa, é comum que os roxos apareçam depois, mas não se desespere: é normal!
Seu corpo está apenas respondendo a algo que ele desconhecia até então. Mas depois ele se acostuma e passa!
Depois de dominado o sit básico, você verá inúmeras variações desse move, como sit estendido, sit tesoura, sit martinti, etc.
Dicas para dominar o pole sit
Queda de quadril: lembre-se de dar uma leve quebra do seu quadril de fora, com sentido para o chão. Isso ajudará a encontrar a trava correta.
Aderência: certifique-se de que suas coxas e pés estão pressionando a barra com firmeza para evitar escorregar. A pressão correta ajuda a distribuir o peso do corpo uniformemente e a manter a estabilidade.
Encontre o equilíbrio: no começo, use as mãos para ajustar o equilíbrio e para suporte adicional, se necessário.
Climb/escalada
O climb, ou escalada, nada mais é do que o movimento necessário para que o praticante suba na barra utilizando a força dos braços e das pernas.
Essa é uma habilidade fundamental para alcançar figuras do alto da barra e realizar outros movimentos. É, também, motivo de muita felicidade quando conquistado!
Dicas para dominar o climb
Técnica de subida: pratique a técnica de subida em passos pequenos para garantir a segurança.
Postura: mantenha uma postura ereta e evite curvar as costas.
Posicione corretamente os braços: mantenha uma mão na altura do nariz com o antebraço pressionando a barra, enquanto o outro braço fica totalmente esticado para cima.
Atente-se às pernas: enquanto a maioria pensa que toda a força da escalada é no braço, o grande segredo está na força das duas pernas contra a barra. É ali no “joelho” que você deve focar.
Tabletop
O Tabletop, é um dos movimentos de pole dance popular em transições intermediárias e avançadas, consiste em posicionar o corpo paralelo ao chão enquanto se está sentado no mastro.
Essa postura facilita a mobilidade vertical e é ideal tanto para apresentações, capturando a atenção do público, quanto para sessões de fotos.
Dominar a dança no pole dance é uma jornada que requer dedicação, prática e paciência. Os movimentos básicos que citamos acima são fundamentais para qualquer praticante que está iniciando.
O pole dance é uma jornada linda de autoconhecimento e consciência corporal. Comece aos poucos, focando a técnica e a segurança, assim, com o tempo, você verá seu progresso e sua confiança crescerem. Lembre-se de que repetir o movimento várias vezes ajuda a ganhar confiança e estabilidade.
Além disso, a escolha da barra de pole dance também influencia completamente a execução do movimento. Por isso, busque estúdios que possuam equipamentos com padrões rígidos de qualidade e segurança, como os da Gaia Pole!
Caso vá treinar em casa para evoluir ainda mais rápido no pole dance, a Gaia possui uma gama imensa de poles, todos com função estática e giratória! Conheça nossos modelos:
Pole Fixo (parafusado)
Pole Removível (instalado por pressão bi-partido)
Pole Portátil (desmontável)
Pole Retrátil (sistema articulado)
Acesse o nosso site e encontre a barra que mais se adapta à sua necessidade!
E lembre-se: Pole é Gaia. O resto é barra…
Confira também: Salto alto no pole dance | Power band