Com a chegada do inverno, muitos praticantes de pole dance enfrentam desafios a mais para manter o ânimo e a regularidade dos treinos.
Afinal, além dos dias mais curtos e das chuvas que são comuns nessa época do ano, o clima frio faz com que a pele fique mais seca, o que pode comprometer totalmente a aderência necessária para executar movimentos com segurança.
Além disso, a diferença de temperatura entre o corpo aquecido e a barra fria também pode piorar ainda mais o grip, desanimando muitos pole dancers.
Mas, com algumas estratégias específicas, é possível manter a motivação e continuar evoluindo na prática. Então, aqui estão seis dicas para tornar os seus treinos de pole dance no inverno mais produtivos!
Já conhece a nossa barra articulada para pole dance?
Dicas para praticar pole dance no inverno da melhor forma possível
Confira as 6 dicas que separamos para você:
1. Inicie o alongamento/aquecimento com roupa
Durante o inverno, as temperaturas mais baixas podem deixar seu corpo mais rígido, aumentando o risco de lesões. Por isso, é essencial começar seu alongamento e aquecimento usando roupas mais quentes, como calça e blusas de manga comprida.
Mantenha essas peças até sentir que seu corpo está bem aquecido e, quando começar a suar, você pode removê-las conforme necessário.
Esse cuidado ajudará a garantir que seus músculos estejam prontos para os movimentos mais exigentes do pole dance.
2. Hidrate-se!
No inverno, o ar mais seco e as temperaturas frias podem causar desidratação e ressecamento da pele. Por isso, beber água regularmente é essencial para manter seu corpo hidratado e funcionando corretamente. E durante a prática também!
Além disso, nos dias em que não treinar, use um bom hidratante corporal para manter sua pele macia e evitar que ela resseque demais ou até mesmo rache. Peles bem hidratadas têm melhor aderência no pole, o que é fundamental para a prática segura e eficiente.
E como deixamos de passar cremes e óleos corporais nos dias de treino, muitas vezes acabamos nos esquecendo de hidratar a pele depois.
3. Explore giros, movimentos de chão e coreografias
Durante essa época do ano, aproveite para focar em estilos que exploram movimentos fora da barra e não exigem roupas tão curtas, como o Pole Flow, por exemplo.
Essas atividades permitem que você mantenha o corpo em movimento contínuo, ajudando a manter o calor. Além do mais, trabalhar em giros, transições suaves e movimentos coreografados pode melhorar sua fluidez e leveza, aprimorando suas performances.
Experimente criar novas rotinas ou aperfeiçoar aquelas que você já conhece. Só não pode desistir de praticar nos dias cinzas e de baixa temperatura!
4. Mantenha o pole sempre limpo
Limpar o pole antes e depois de cada sessão ajudará a manter uma boa aderência e evitará acidentes. No inverno, é comum que os poles acumulem mais resíduos de hidratantes, grips e colas, que podem prejudicar demais o grip.
Por isso, mantenha seu pole (seja em casa ou no estúdio) sempre limpo usando sua toalhinha + álcool 92º ou isopropílico. Nós vendemos diretamente em nosso site pelo nome de Pole Cleaner, caso não encontre na sua cidade. Também não se esqueça de limpar a barra após o uso!
5. Use grips que ajudem na aderência
Durante o inverno, a pele pode ficar mais seca, e a aderência ao pole vira um grande desafio, fazendo você escorregar o tempo todo. Então não hesite em utilizar grips especialmente formulados para melhorar a aderência.
Esses produtos ajudam a aumentar o atrito entre sua pele e o pole, proporcionando mais segurança durante a prática. Alguns deles também contribuem para hidratar a pele.
Teste diferentes tipos de grips para encontrar o que funciona melhor para você, garantindo que possa executar movimentos com mais confiança e não sinta vergonha de contar com essa ajuda extra! O uso de grips é, inclusive, aceito em campeonatos mundiais de Pole Sport e bastante usado pelas atletas.
Compre agora o Grip Hand Dry
6. Tenha um pole em casa
Nos dias mais frios ou chuvosos, deslocar-se até o estúdio pode ser o maior dos desafios. Por isso, ter um pole em casa pode ser a solução ideal para manter sua prática consistente durante o inverno.
Isso permite que você treine no conforto da sua casa, sem precisar enfrentar o clima lá fora. Além disso, ter um pole em casa pode aumentar suas oportunidades de prática, ajudando a progredir ainda mais rápido.
A Gaia Pole oferece poles portáteis que podem ser facilmente instalados por uma única pessoa em qualquer cômodo, sem precisar furar nada.
Temos ainda a opção de pole retrátil, com função articulada que permite guardar o pole no teto após o uso. Ideal para quem tem pouco espaço em casa e precisa liberar o ambiente no dia a dia.
São mais de 10 modelos de Gaia Pole para você escolher o que melhor se encaixa na sua rotina!
Seguindo essas dicas, você pode aproveitar ao máximo suas sessões de pole dance durante o inverno, mantendo-se segura e confortável.
Saiba mais sobre o desenrolador de corda
Não deixe que o frio interrompa sua prática. Adapte-se e continue evoluindo!
Pole é Gaia. O resto é barra…
Conheça o nosso palco desmontável | Lira Circense | Dançar pole dance